quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

As Vésperas da festa...


        Hoje dia 10 de fevereiro as vésperas da prévia ,enquanto subo uma das várias ladeiras e escadarias do Alto José do Pinho, vim pensando como a cultura dentro da comunidade é forte! Em meio a este povo que convivo a mais ou menos dois anos, aprendi que a cultura e as ações comunitárias podem além de transformar as idéias sobre os lugares trazer vida e luz no coração de cada um de nós... 
Chego à casa do carnaval e em minutos vejo a praça lotada de pessoas curiosas, idosos conversando lembrando os velhos carnavais e os jovens aproveitando a mocidade com os blocos e brincadeiras... Enquanto organizo a distribuição dos panfletos com a programação do pólo no alto.

Logo vejo aquele modesto senhor na sua rotina quase que diária de trabalho Sr. Severino José Alves mais conhecido como seu Zeca, conta que na mocidade dos seus  60 anos que o carnaval do alto sempre foi a festa que mais trouxe renda e movimentação para os que trabalham na comunidade:

 “Eu nasci e me criei aqui e faz quatro carnavais que trabalho aqui na praça, é sempre assim uma festa só! Gente passando pra cá; pra lá; um movimento só...”. 
                                          
Eita quase esqueci o que me chamou atenção; aquele cheiro que tava me conquistando... Logo que me aproximo vejo  a frigideira cheia de passarinha feita na hora, uma panela cheia de acarajé me enche os olhos, não podia deixar de aproveitar para saborear alguns...

Seu Zeca logo fala puchando assunto:

“O carnaval aqui é muito bom! Aliás, todas as festas, por isso que eu gosto do Alto!”.

Em meio a uma conversa ou outra um carro que passa ,uma moto apressada... “Ui menina olha o ônibus chegando!” alguém grita, percebo um lugar “cheio” ; muitos olhares e gestos cercam o dia a dia no Alto, enquanto uns jogam dominó e outros conversam sobre futebol. O caboclinho TUPAN vem fazendo a festa nas ruas principais do alto em meio a motos e carros o caboclinho em sua maioria de jovens e crianças vem atraindo risos e olhares de toda a comunidade, já é carnaval e o Alto José do Pinho ta pegando fogo com essa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário